Carter do Motor – o que é?

by admin on 19 de julho de 2010


Você com certeza já deve ter ouvido falar em Carter do motor, mas o que realmente é isso, bom o Cárter é a parte inferior do motor, e nada mais é que um recipiente metálico onde fica acumulado o óleo lubrificante.

A função desse recipiente é manter um certo nível de óleo de modo a garantir a lubrificação do motor.

Veja que com o carro desligado, o óleo que circulou pelo motor escorre por gravidade até o Cárter onde fica acumulado para a próxima vez em quem o motor for ligado, e ainda é esse reservatório que ajuda também a resfriar o óleo.

Observe que o volume do Cárter varia de acordo com cada motor e veículo, acumulando normalmente algo como quatro litros de óleo em seu interior. Para verificarmos se o nível está correto utilizamos uma vareta que fica parcialmente imersa no lubrificante, ao verificar o nível, devemos estar com o motor desligado e frio, pois só assim, garantimos que todo o óleo estará acumulado no Carter, retire a vareta e limpe sua extremidade, colocando-a no lugar, e esperando alguns segundos, em seguida retire-a visualizando se o nível do óleo encontra-se entre a marcação de mínimo e máximo.

Veja que, com o motor frio, a viscosidade do óleo aumenta e o volume ocupado por ele diminui, por isso, o nível tende a ser mais baixo, ao passo que durante o funcionamento, o óleo recebe parte do calor gerado pela queima do combustível, auxiliando na refrigeração do motor, preste atenção que o calor faz com que o volume do óleo aumente, resultando em um nível mais elevado.

O que você deve prestar muita atenção é que o importante é o nível do óleo estar entre as marcas de “Mínimo” e ‘Máximo” da vareta, com o motor frio. Caso completarmos o óleo até a marca de “Maximo”, com o aquecimento, o volume de óleo irá aumentar, podendo prejudicar o motor.

Outro dado importante é a viscosidade do óleo. Pois quando o óleo esta novo, o óleo apresenta coloração no tom caramelo, com a consistência próxima do mel de abelha. O escurecimento do óleo indica que ele está cumprindo uma de suas funções que é limpar os resíduos do motor, o que é um bom sinal. Mas o que não pode ocorrer é o óleo tornar-se muito grosso, formando uma pasta escura, semelhante a graxa de sapato, casso isso ocorra é indício de que ocorreu contaminação do óleo, e, você deve substituir o óleo imediatamente, correndo o risco de danos permanentes ao motor.

{ 2 comments… read them below or add one }

kingsly zacarias 27 de janeiro de 2011 às 8:47

Obrigado muito para este informacao

manuel pintp 4 de junho de 2011 às 23:08

o meu carro é um golf e levou uma reparaçao nos injectores mas agora o carro deita fumo branco e cheira a gás e óleo mal queimado e o nivel do oleo esta a aumentar no carter esta um pouco a cima do nivel. queria saber qual sera o probelema ja gastei dois mil euros quem me pode ajudar

Deixe um comentário

Previous post:

Next post: