O carro “ferveu” E agora?

by admin on 9 de julho de 2010


As férias estão aí, e se você esta pensando em pegar a estrada não se esqueça de verificar todo veiculo.

Vamos falar aqui sobre o que fazer quando seu carro “ferve”, pois se deparar com esse problema em plenas férias, ah, ninguém merece!!!

É certo que nos dias quentes é mais fácil ocorrer o superaquecimento e os danos que ocasionam quando isso ocorre.

Veja que o  motor de um carro pode superaquecer a qualquer momento,  principalmente nos dias quentes ou num trânsito congestionado, por isso deve-se sempre prestar atenção se o medidor de temperatura se aproxima da zona vermelha, ou se a luz preventiva de elevação da temperatura está acesa, ou, em um caso pior, se há fumaça saindo do capô.

Na verdade existem muitos fatores que  podem causar um superaquecimento do motor, tais como,  perda de líquido de arrefecimento, o que ocorre devido ao vazamento na mangueira ou no radiador, problemas na correia da ventoinha, na bomba de água, no termostato ou um problema elétrico.


Observe sempre que nos veículos que têm medidor de temperatura, o motorista deve ficar atento se a “agulha” do medidor está indicando a temperatura normal, caso esteja indicando temperatura alta este é o primeiro sinal de que algo está errado.

Você deve checar regularmente as mangueiras e correias, a substituição dessas peças ou qualquer outra como o termostato, sempre será mais barata do que pagar o conserto do dano que pode ser causado em  caso de superaquecimento.

Lá vão 5 dicas do que fazer quando seu carro “ferver”

1º- Procure ligar o ar quente de seu carro na potência máxima. Isto irá ajudar a drenar algum calor do motor enquanto você encontra um lugar seguro para estacionar, esse truque pode ser usado quando o indicador acusa temperatura acima do normal, mas não quando já está na zona vermelha, ou seja , no nível máximo de aquecimento.

2º- Assim que encontrar estacione o seu carro em um local seguro e desligue o motor.

3º- Quando já estiver devidamente instalado levante o capô, isso vai ajudar o motor a esfriar um pouco mais rápido, no entanto não faça isso caso haja fumaça saindo e não remova a tampa do radiador, que com certeza estará muito quente, pois isso poderá lhe causar sérios ferimentos, pois a fumaça quente e o anticongelante podem sair com muita pressão do radiador.
Preste muita atenção a esse detalhe, nunca adicione água fria em um motor superaquecido, pois a mudança brusca de temperatura poderá causar danos muito grandes em seu motor.

4º- Agora deixe o motor esfriar, normalmente o tempo necessário para que isso ocorra é de meia hora, mas claro pode ser mais ou menos.
No caso de quer chamar um serviço de reboque, este é o momento para fazê-lo, pois a probabilidade de você precisar desse serviço é quase certa.

5º- Verifique o tanque de arrefecimento, que nada mais é do que um tanque plástico translúcido localizado sob o capô perto do radiador, se estiver vazio, pode ter havido algum vazamento.
Os motores atuais são projetados para usar uma mistura  de anticongelante e de água. Cabe ao motorista colocar água no compartimento de refrigeração e dirigir-se até uma loja especializada.  Por outro lado, se houver suficiente de líquido de arrefecimento no tanque, o superaquecimento pode ter sido causado por um problema elétrico ou mecânico, é melhor esperar um mecânico ou rebocá-lo até lá.

{ 18 comments… read them below or add one }

Lucas Soares 17 de janeiro de 2011 às 4:29

Isso já aconteceu comigo, é horrivel, mas agora sigo essas recomendações que vcs deram, espro não passar mais por essa situação!!!!!

admin 17 de janeiro de 2011 às 22:17

Lucas que bom que pudemos lhe ajudar de alguma forma!! Não esqueça de seguir sempre essas dicas!!!

Luciano Freire 22 de fevereiro de 2011 às 11:59

Nossa, muito obrigado, isso aconteceu comigo hoje!
e pra varirar eu abri a tampa do radiador aos poucos pra sair a temperatura elevada e depois joguei mais algua nele. cometi 2 errros.
Não os farei mas, ele ja está la em baixo esfriando.
Obrigado

tiago 16 de abril de 2011 às 19:27

po meu carro um audi ferveu e mesmo assim andei 1 quilometro com ele
meu carro derreteu todas as mangueiras e fundio meu motor
meu motor é ou melhor era turbinado tinha gasto nele 10 mil
agora vou ter que gastar mais pra manda arrumar meu motor

fernando 23 de maio de 2011 às 23:47

muito obrigado meu carro acontece sempre mais vou seguir suas dicas…

admin 2 de junho de 2011 às 2:05

Fernando, que bom que conseguimos lhe ajudar de alguma forma!!!

admin 2 de junho de 2011 às 2:10

Tiago!!! Isso que é um problemão!!!!

marcos jose rochamar 1 de julho de 2011 às 2:23

meu palio ferveu e está com uma pingadeira embaixo nã é da manguiera já troquei e tambem está com um barulho como se fosse um martelinho o que pode ser

Cleison 22 de agosto de 2011 às 19:30

Aconteceu comigo, e olha que não tinha vazamento. A água praticamente sumia. Era o valvula termostática que travou e fazia o carro ferver. Sou atento ao painel, assim que percebí que a temperatura estava subindo, parei o carro e fui verificar o motor. Olhei e estava faltando água. Agora eis o meu erro, coloquei água no reservatório. Resultado… cabeçote trincado. Tive que trocar. Infelizmente aprendi da pior forma. Fica a dica para quem queira aprender com o meu erro. Nada de água antes do motor esfriar. Abraços.

Rodrigo 8 de setembro de 2011 às 8:04

Parabéns pelo artigo!

Muito bom!

OBS:Tenho retornado ao site e percebi que vocês não estão mais postando ;(

Abraço

admin 11 de novembro de 2011 às 4:49

Olá Rodrigo!

Obrigado por participar do nosso blog!

Infelizmente tive alguns problemas pessoais, mas em breve o blog tera novidades!

Abraço

admin 11 de novembro de 2011 às 4:50

Olá Cleison!

Obrigado por participar do Dicas de Carros!

Realmente sua dica é bem bacana!

Obrigado ;)

Abraço

carlos alexandre vitorino 17 de novembro de 2011 às 18:03

Bom meu carro ferveu no meio do transito,quando abri o capô percebi que no radiador proximo a mangueira que fica no motor tinha um pequeno buraco por onde saia fumaça e um pouco de aguá,esperei esfriar,colequie aguá e carro funcionou normalmente,porém o termostato ficou colado,parecia que não estava funcionando.Pode ser este burrco que fez isso,pois em alta velocidade ele não apresenta nada,o problema ocorreu quando estva em marcha lenta no transito,meu carro em um corsa 1.0 ano 95.Desde já muito obrigado

Carlos Rafael 27 de dezembro de 2011 às 0:44

Se eu tivesse lido esse artigo antes de viajar não teria fundido o motor do meu carro e nem estaria com uma dívida de 3.500,00 em pleno final de ano.

admin 30 de dezembro de 2011 às 18:25

Carlos Rafael, sinto muito mesmo que você estej passando por isso!!! Mesmo para viagens curtas é sempre bom verificar, mesmo que seja em casa todos os itens de segurança e os que possam lhe trazer qualquer surpresa!! Começar o ano com uma divida dessas inesperada não é nada bom!!!

admin 30 de dezembro de 2011 às 18:41

Carlos, veja que quando o veiculo esta em marcha lenta o motor acaba esquentando mais, por esse motivo aconselho você a visitar um mecanico de sua confiança, pois se tiver algum furo na mangueira poderá ocasionar um problema mais sério a qualquer momento.

Paulo 1 de janeiro de 2012 às 20:26

Cara,meu tempra 16v estourou a mangueira que sai do reservatorio,nao tinha lugar pra parar e o carro morreu no congestionamento,empurrei o carro,parei e esperei esfriar,fiz uma “gambiarra” na mangueira,enchi o reservatorio e andei uns 80km parando e enchendo o reservatório várias vezes,está com um barulho na parte de cima,será que estraguei muito meu motor?

admin 3 de janeiro de 2012 às 12:35

Paulo, com certeza você precisa procurar um mecanico de sua confiança pois espero que não tenha acontecido nada mais sério, mas você não pode ficar andando com o carro com uma “gambiarra” pois ótimo, resolveu seu problema naquele momento, agora é preciso deixá-lo em ordem, pois muitas vezes o que lhe ajudou em um primeiro momento, pode vir a prejudicar outras peças!! Conte-nos o que seu mecânico disse!!!

Deixe um comentário

Previous post:

Next post: